Procura

PedagogiaDiretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais


EXERCÍCIOS - Exercício 33

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, é incorreto afirmar:


A) A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da Lei nº 10.639/2003, que alterou a Lei nº 9.394/1996, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas.

B) A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão pedagógica, com fortes repercussões políticas, inclusive na formação de professores.

C) Para reeducar as relações étnico-raciais, no Brasil, é necessário fazer emergir as dores e medos que têm sido gerados e é preciso entender que o sucesso de uns tem o preço da marginalização e da desigualdade impostas a outros, para, então, decidir a sociedade que se quer construir.

D) É importante tomar conhecimento da complexidade que envolve o processo de construção da identidade negra no Brasil. Esse processo é marcado por uma sociedade que, para discriminar os negros, se utiliza tanto da desvalorização da cultura de matriz africana como dos aspectos físicos herdados pelos descendentes de africanos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 34

Vamos para o Anterior: Exercício 32

Tente Este: Exercício 47

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.96ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.62ms))((ts_substr_c=0.60ms))((ts_substr_im=0.83ms))
((total= 5ms))