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PedagogiaDiretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais


EXERCÍCIOS - Exercício 26

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, fazem parte das ações educativas de combate ao racismo e a discriminações, exceto:


A) Participação de grupos do Movimento Negro e de grupos culturais negros, sob a coordenação dos professores, na elaboração de projetos político-pedagógicos que contemplem a diversidade étnico-racial.

B) Valorização da oralidade, da corporeidade e da arte, como a dança, enquanto marcas da cultura de raiz africana, ao lado da escrita e da leitura.

C) Mudança do foco etnocêntrico, marcadamente de raiz europeia, para um africano, ignorando as contribuições de outros povos e diminuindo a orientação dos currículos escolares para a diversidade cultural brasileira.

D) Promoção de condições para professores e alunos pensarem, decidirem e agirem, assumindo responsabilidade por relações étnico-raciais positivas, enfrentando e superando discordâncias, conflitos e contestações, valorizando os contrastes das diferenças.


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