Procura

PedagogiaDiretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais


EXERCÍCIOS - Exercício 84

  • (IESES 2022)

“E aqui tô eu uma preta de porte

Dando rumo ao meu norte

Com a vida em construção

Mesmo que a reta entorte

Eu sou firme sou forte

Mulher de opinião”

O trecho acima é da música “Poeira”, da pesquisadora das questões étnico-raciais, cantora, compositora, a catarinense, mulher negra, Elô Gonzaga, que desenvolve seu trabalho sob a perspectiva da educação antirracista. As leis são mecanismo importante de combate ao racismo. O racismo estrutural está presente também no ambiente escolar e a educação antirracista implica em ações para além da aplicação das leis. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA:




A) Desnaturalizar o racismo é parte importante de uma educação antirracista.

B) Falar sobre racismo em uma perspectiva antirracista em sala de aula provavelmente irá aumentar os casos de racismo no ambiente escolar.

C) A educação antirracista propõe ações de reflexão sobre as relações raciais e desenvolvimento de capacidade crítica pra se colocar contra tal realidade.

D) A Lei 11.645/2008 inclui no currículo oficial da educação básica a obrigatoriedade da temática ‘história e cultura afro-brasileira e indígena’.

E) Há uma exclusão do pensamento negro dos currículos escolares.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 85

Vamos para o Anterior: Exercício 83

Tente Este: Exercício 69

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.47ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=0.72ms))((ts_substr_im=0.94ms))
((total= 6ms))