PedagogiaDiretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais
- (IESES 2022)
“E aqui tô eu uma preta de porte
Dando rumo ao meu norte
Com a vida em construção
Mesmo que a reta entorte
Eu sou firme sou forte
Mulher de opinião”
O trecho acima é da música “Poeira”, da pesquisadora das questões étnico-raciais, cantora, compositora, a catarinense, mulher negra, Elô Gonzaga, que desenvolve seu trabalho sob a perspectiva da educação antirracista. As leis são mecanismo importante de combate ao racismo. O racismo estrutural está presente também no ambiente escolar e a educação antirracista implica em ações para além da aplicação das leis. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Desnaturalizar o racismo é parte importante de uma educação antirracista.
B) Falar sobre racismo em uma perspectiva antirracista em sala de aula provavelmente irá aumentar os casos de racismo no ambiente escolar.
C) A educação antirracista propõe ações de reflexão sobre as relações raciais e desenvolvimento de capacidade crítica pra se colocar contra tal realidade.
D) A Lei 11.645/2008 inclui no currículo oficial da educação básica a obrigatoriedade da temática ‘história e cultura afro-brasileira e indígena’.
E) Há uma exclusão do pensamento negro dos currículos escolares.
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