PedagogiaDiretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, assinale a alternativa incorreta.
A) Não se trata de trocar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia por um africano, mas de ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira.
B)
O racismo, o mito da democracia racial e a ideologia do branqueamento são temas que envolvem apenas os negros. Ainda assim, a construção de estratégias educacionais que visem ao combate do racismo é uma tarefa de todos os educadores.
C) Há necessidade de se insistir e investir para que os professores recebam formação que os capacite não só a compreender a importância das questões relacionadas às diversidades étnico-raciais, mas também a lidar positivamente com elas e, sobretudo, criar estratégias pedagógicas que possam auxiliar a reeducá-las.
D) A relevância do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem se educar enquanto cidadãos atuantes numa sociedade multicultural e pluriétnica, sendo capazes de construir uma nação democrática.
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