Procura

PedagogiaDiretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais


EXERCÍCIOS - Exercício 45

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, assinale a alternativa incorreta.


A) Não se trata de trocar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia por um africano, mas de ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira.

B)

O racismo, o mito da democracia racial e a ideologia do branqueamento são temas que envolvem apenas os negros. Ainda assim, a construção de estratégias educacionais que visem ao combate do racismo é uma tarefa de todos os educadores.



C) Há necessidade de se insistir e investir para que os professores recebam formação que os capacite não só a compreender a importância das questões relacionadas às diversidades étnico-raciais, mas também a lidar positivamente com elas e, sobretudo, criar estratégias pedagógicas que possam auxiliar a reeducá-las.

D) A relevância do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem se educar enquanto cidadãos atuantes numa sociedade multicultural e pluriétnica, sendo capazes de construir uma nação democrática.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 46

Vamos para o Anterior: Exercício 44

Tente Este: Exercício 91

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.79ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=0.62ms))((ts_substr_im=0.80ms))
((total= 4ms))