PedagogiaDiversos (14)
- (UFV 2022)
No contexto dos debates contemporâneos em educação, ganham relevância as discussões sobre a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) pelas universidades, tanto nas questões pedagógicas quanto na estrutura de governação. Diversos pesquisadores têm debatido o impacto dessa incorporação e como tal impacto afeta a expansão democrática desse nível de ensino.
De acordo com Magalhães (2021), é INCORRETO afirmar:
A) A fragmentação da matriz moderna da educação superior, bem como a sua aproximação ampliada ao setor econômico, com foco no desenvolvimento de competências para os contextos laborais, tem impulsionado o uso das tecnologias e a digitalização dos processos e estruturas educacionais.
B) Apesar das alterações pedagógicas e de gestão provocadas pela intensificação do uso das tecnologias digitais, a concepção de educação superior, assim como o seu valor social e educativo, é inquestionável, pois há um reconhecimento social da educação superior como produtora e distribuidora de conhecimentos que não podem ser mercantilizados.
C) A pandemia da covid-19 ajudou a reconfigurar os processos de ensinar e aprender, assim como a justificar a intensificação do uso das tecnologias, da linguagem digital e do desenvolvimento de competências e habilidades digitais, servindo como um catalisador dos dilemas que a educação superior vinha debatendo nas últimas décadas.
D) É impossível negar que a pandemia acelerou a migração de partes do ensinar e do aprender para o mundo virtual e que há potenciais vantagens nesse processo; entretanto, é fundamental considerar a importância da relação pedagógica face a face, a desigualdade das condições de acesso e permanência dos alunos na educação superior, a liberdade de ensinar e aprender e a autonomia acadêmica.
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