PedagogiaDiversos (14)
- (FAU 2022)
A Pedagogia Histórico Crítica é o empenho em compreender a questão educacional com base no desenvolvimento histórico objetivo. Portanto, a concepção pressuposta nesta visão da pedagogia histórico-crítica é o materialismo histórico, ou seja, a compreensão da história a partir do desenvolvimento material, da determinação das condições materiais da existência humana. (SAVIANI, 2000, p. 102). Ainda sobre a Pedagogia Histórico Crítica é correto afirmar que: Assinale a alternativa correta:
A) O movimento da Pedagogia Histórico Crítica foi um esforço de renovação educacional que tinha por base os estudos realizados pelas ciências do comportamento que vinham se afirmando após a tendencia tradicional.
B) O movimento da Pedagogia Histórico Crítica pretendia ser um movimento de renovação pedagógica-didática de cunho técnico, tentando aplicabilidade à prática educativa nos laboratórios.
C) Pode-se dizer que a relação entre a Pedagogia Histórico Crítica e a realidade escolar presente é muito íntima. Pois é na realidade escolar presente que se enraíza a proposta da Pedagogia Histórico Crítica.
D) A Pedagogia Histórico Crítica é considerada um dos principais eixos das políticas educacionais dos anos 90, é um novo modelo de gestão educacional, ao atribuir às escolas maior autonomia e responsabilidade no que tange às questões administrativas, financeiras e pedagógicas.
E) A tendencia Histórico Crítica busca controlar o comportamento individual face aos objetivos preestabelecidos, motivação e transformação, eficiência, eficácia, qualidade, racionalidade, produtividade e neutralidade.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 52
Vamos para o Anterior: Exercício 50
Tente Este: Exercício 196
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia