Procura

PedagogiaHenri wallon


EXERCÍCIOS - Exercício 45

  • (VUNESP 2022)

No decorrer do século XX, Piaget, Vygotsky e Wallon desenvolveram estudos psicogenéticos sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem que tiveram continuidade com seus respectivos seguidores e que permitiram uma maior compreensão desses processos, os quais estão na base da relação pedagógica e de todo trabalho educativo. Com apoio nas obras de Castorina e outros (2005) e de La Taille, Oliveira e Dantas (1992), pode-se afirmar corretamente que as contribuições desses teóricos


A) se complementam harmonicamente: Wallon, sobre o desenvolvimento psicomotor; Piaget com o cognitivo; e Vygotsky, com o interativo-social.

B) partiram das mesmas questões mas chegaram a concepções que se contradizem totalmente, obrigando os educadores a optarem pela teoria de um deles.

C) convergiram para a explicação do desenvolvimento humano individual como resultante da estimulação sociocultural: primeiro a parental e, depois, a vicinal, a escolar e a social em geral.

D) consideram a função simbólica como elemento fundamental no desenvolvimento humano, pois ela possibilita a linguagem e o pensamento e articula a dimensão biológica com a sociocultural.

E) partiram de pressupostos e questões diferentes a respeito do desenvolvimento humano e concordam apenas na conclusão de que ele se dá por fases, das quais a primeira é a sensório-motora.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 46

Vamos para o Anterior: Exercício 44

Tente Este: Exercício 53

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.05ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=0.49ms))((ts_substr_im=0.95ms))
((total= 5ms))