PedagogiaHenri wallon
- (GUALIMP 2019)
Preceitos e pressupostos formam o corpo doutrinário que sustenta o sentido da Escola desvelado na práxis educativa. Devem, portanto, emergir de um pensamento pedagógico que alicerce essa práxis para que a escola possa dar conta de sua finalidade educativa. Autores como Libâneo e Saviani, organizam o pensamento pedagógico brasileiro em dois blocos: “tendências liberais” e “tendências progressistas”. Sobre as características desse pensamento, analise as afirmativas:
I - Encontramos em Piaget, Vygotsky e Wallon, importante influência no pensamento pedagógico brasileiro, por trazerem em comum entre eles a concepção interacionista, concebendo o conhecimento como resultado da ação que se passa entre o sujeito e um objeto.
II - Na concepção progressista crítico-social dos conteúdos, a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
III - A pedagogia das competências se apresenta como outra face da “pedagogia do aprender a aprender”, cujo objetivo é dotar os indivíduos de comportamentos flexíveis que lhes permitam ajustar-se às condições de uma sociedade em que as próprias necessidades de sobrevivência não estão garantidas.
IV - Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressista, defende-se a ideia de “aprender fazendo”, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta os interesses do aluno.
A partir dessa análise, é CORRETO afirmar:
A) Todas estão corretas.
B) Apenas I, III e IV estão corretas.
C) As afirmativas II e III estão incorretas.
D) Na opção II a caracterização não se refere à tendência pedagógica citada.
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