PedagogiaHenri wallon
- (Instituto Consulplan 2021)
Cada estágio na teoria de Wallon é considerado como um sistema completo em si, isto é, a sua configuração e o seu funcionamento revelam a presença de todos os componentes que constituem a pessoa. Tendo como referência o 4º estágio – o categorial, afirma-se que uma das características deste estágio se constitui em:
A) A criança expressa sua afetividade através de movimentos descoordenados, respondendo a sensibilidades corporais: proprioceptivas e interoceptivas.
B) Neste estágio, a aprendizagem se faz predominantemente pela descoberta de diferenças e semelhanças entre objetos, imagens e ideias. O predomínio é da razão.
C) É a fase de se descobrir diferente das outras crianças e do adulto. Como agora está se descobrindo como diferente dos outros, está rompendo com o sincretismo entre ela e os outros.
D) A criança se volta para o mundo externo (sensibilidade exteroceptiva) para um intenso contato com os objetos e a indagação insistente do que são, como se chamam e como funcionam.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 36
Vamos para o Anterior: Exercício 34
Tente Este: Exercício 30
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia