PedagogiaHenri wallon
- (VUNESP 2021)
Com relação à complexa dinâmica do desenvolvimento infantil e às várias etapas que o compõem, pode-se afirmar corretamente que, para Wallon (1986), a passagem de um a outro estágio de desenvolvimento
A) continua até que o desenvolvimento da inteligência – e da pessoa como um todo – atinja seu limite terminal, momento em que o organismo terá amadurecido completamente.
B) é uma reformulação, pois, com frequência, instala-se, nos momentos de passagem, uma crise que pode afetar visivelmente a conduta da criança.
C) ocorre pela simples adição de sistemas progressivamente mais complexos que resultariam da reorganização de elementos presentes desde o início.
D) realiza-se em um ritmo contínuo e tranquilo, sem rupturas, retrocessos ou reviravoltas, e cada etapa preserva as formas de atividade do estágio anterior.
E) segue uma linearidade, na qual um estágio dá lugar a outro mais avançado, de forma contínua e harmônica ao longo de todo o desenvolvimento.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 42
Vamos para o Anterior: Exercício 40
Tente Este: Exercício 46
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia