PedagogiaHenri wallon
- (IBADE 2020)
“Wallon tem na motricidade um eixo fundamental de
compreensão do desenvolvimento humano. Há um
significado psicológico do movimento humano. A
motricidade humana se inicia junto ao meio social, antes
de se dirigir ao meio físico, o contato com o meio físico
nunca é direto, é sempre intermediado pelo social, tanto
em sua dimensão interpessoal quanto cultural.” (Dantas,
H. in: " Do ato motor ao ato mental: a gênese da
inteligência segundo Wallon ")
Para a Teoria Walloniana, questões como antagonismo e descontinuidade entre ato motor e ato mental, e modificação do meio social antes do meio físico, são elementos fundamentais. Wallon construiu sua teoria por meio de experimentações, análises comparativas entre o normal e o patológico, entre adultos e crianças e, também, pela análise de informações oriundas de diversas áreas do conhecimento como a antropologia, paleontologia, biologia e medicina.
É válido ressaltar que, na Teoria Walloniana, comparar significa não somente verificar e analisar igualdades, mas também diferenças.
Para o autor, "motor" é sinônimo de:
A) motricidade.
B) comportamento.
C) movimento.
D) psicomotor.
E) desenvolvimento.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 24
Vamos para o Anterior: Exercício 22
Tente Este: Exercício 39
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia