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EXERCÍCIOS - Exercício 389

  • (FCC 2018)

Olívia é fonoaudióloga em equipe escolar, a coordenadora pedagógica solicitou que observasse mais atentamente a aluna Raquel (7 anos e 4 meses) que possuía algumas trocas na oralidade. Sua professora estava preocupada que Raquel levasse as trocas da oralidade para a escrita. Durante o intervalo, Olívia registrou o seguinte diálogo da aluna Raquel com outra aluna, Joana, enquanto trocavam figurinhas do álbum da copa:

− Raquel: a zente potia trocar figurinhas repetidas, ou pater, o que você assa?

− Joana: eu tenho poucas repetidas, será que o João não tem mais pra gente trocar?

− Raquel: asso que Zoão za trocou as teles ontem.

Em posterior conversa com a professora, Olívia teve acesso a algumas produções escritas de Joana, como a que segue, uma breve lista de objetos que os alunos fizeram após uma atividade de observação:

garafa, colher, vazu verdi, tijela, garfo, jogo di chadreis, chapeu, xavi.


Segundo Zorzi, as alterações nas palavras “tijela” e “xave” se enquadram na categoria de erro na escrita denominada


A) representação múltipla.

B) letras parecidas.

C) omissão.

D) generalização de regras.

E) outros erros.


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