Procura

DiversosDiversos (39)


EXERCÍCIOS - Exercício 321

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2022)

Affonso Romano de Sant’Anna parte de uma vivência pessoal para a construção de sua crônica.
Considerando os fatos narrados pelo cronista e as observações que ele faz ao longo do texto, pode-se afirmar que o objetivo central de “Aquela menina às margens do Igarapé” é



A) discutir a desigualdade social presente no estado do Pará, da qual é vítima a criança vista pelo narrador, comparando-a, por exemplo, com outro nativo que teve a oportunidade de se formar advogado.


B) criticar aspectos socioambientais presentes na região norte do país, como o transporte aquífero, as casas precárias à beira dos rios, a falta de oportunidade de estudos e as queimadas e exploração da Amazônia.


C) ressaltar o papel do escritor, principalmente os cronistas, que deve ter sempre um espaço de anotação, como o caderninho, para registrar suas vivências cotidianas que podem vir a se tornar temas de seus textos.


D) refletir acerca da diversidade sociocultural no Brasil, comparando implicitamente, em alguns trechos, diferentes regiões do país, e destacando algumas especificidades do lugar visitado pelo cronista.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 322

Vamos para o Anterior: Exercício 320

Tente Este: Exercício 426

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.21ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.89ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 6ms))