Procura

DiversosDiversos (39)


EXERCÍCIOS - Exercício 319

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2022)

Na crônica de Affonso Romano de Sant’Anna predominam as formas verbais conjugadas no pretérito perfeito do indicativo.
Releia o terceiro parágrafo:
“Acena para mim e eu respondo. Um Brasil acena para outro Brasil, que passa. Estou conhecendo uma das muitas ilhas amazônicas, defronte de Belém do Pará, depois de ter feito uma conferência na inauguração do Centro Cultural Tancredo Neves sobre a questão da identidade nacional. Isto foi ontem. Agora estou no meio deste rio, que de tão largo parece mar, e continuo me perguntando “que país é este?”. E o bracinho da menina acena para mim. Como os moradores desta ilha, ela tem olhos claros e cabelos lisos: é uma caboclinha, mistura de portugueses e índios.”
No trecho do texto apresentado verifica-se o uso do



A) presente do indicativo, a fim de aproximar o leitor da cena central do texto, quando o narrador observa uma menina às margens do Igarapé.


B) presente do subjuntivo, com o intuito de revelar as dúvidas que circundavam o narrador ao ver uma criança em um lugar remoto.


C) pretérito imperfeito do indicativo, com o objetivo de indicar que as ações do narrador foram interrompidas ao ver a menina às margens do rio.


D) pretérito mais-que-perfeito do indicativo, ao apresentar uma sucessão de ações que ocorreram no passado, por ocasião da viagem do narrador ao Pará.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 320

Vamos para o Anterior: Exercício 318

Tente Este: Exercício 446

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.85ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=1.19ms))((ts_substr_im=0.90ms))
((total= 5ms))