Procura

Direito administrativoAtos de improbidade administrativa e suas sanções (4)


EXERCÍCIOS - Exercício 325

  • (IBADE 2022)

Pedro, servidor público federal, praticou ato de improbidade administrativa no exercício de suas funções. O Ministério Público ao tomar conhecimento da ação lesiva ajuizou ação de improbidade contra João e a Administração Pública federal, de forma paralela, instaurou processo administrativo disciplinar.
A autoridade administrativa ao julgar o processo aplicou a sanção de demissão ao servidor e inconformado, Pedro entrou na justiça com um mandado de segurança alegando caber ao Poder Judiciário o poder de demitir servidor através de uma sentença transitada em julgado.
Conforme o caso, julgue de quem é a competência para aplicar a sanção de demissão a Pedro e marque a alternativa correta:


A) A demissão de servidor por improbidade administrativa é possível por processo administrativo disciplinar.

B) A demissão do servidor por improbidade administrativa é possível somente por processo judicial, mesmo quando ainda há possibilidade de recurso.

C) A demissão do servidor por improbidade administrativa é possível somente por processo judicial transitado em julgado.

D) A demissão do servidor por improbidade administrativa depende de ambos os julgamentos, administrativo e judicial.

E) Não é possível a demissão do servidor público, pois ele é estável e tem garantia de emprego.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 326

Vamos para o Anterior: Exercício 324

Tente Este: Exercício 398

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Direito administrativo






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.63ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.62ms))((ts_substr_c=1.16ms))((ts_substr_im=0.91ms))
((total= 8ms))