PedagogiaAlfabetização e letramento
- (VUNESP 2019)
Leia o enunciado seguinte para responder à questão.
Murilo leciona em um curso de Pedagogia e é responsável pela disciplina “Alfabetização e Letramento na Educação Infantil”. Neste semestre, ele está estudando com seus alunos o volume 3 do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (Brasil, 1998) e, por isso, ao organizar uma avaliação no formato de múltipla escolha, ele fez os seguintes questionamentos a seus alunos:
Na perspectiva do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI – vol. 3 (Brasil, 1998), a alfabetização é um processo
A) de desenvolvimento das capacidades relacionadas à percepção, à memorização e a habilidades sensoriomotoras que permitem a aquisição do código da escrita, que antecede a captação do sentido das mensagens.
B) que se inicia na educação infantil por meio de um trabalho com cópias de vogais, de consoantes e de famílias silábicas, objetivando a construção de pré- -requisitos necessários à decodificação de mensagens escritas.
C) no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem e, assim, poderem escrever e ler por si mesmas.
D) de memorização de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas, promovendo uma associação entre sons e letras que permite aos sujeitos produzir/ interpretar palavras ou frases curtas, em português.
E) resultante da maturação biológica de capacidades motoras e intelectuais inatas, ligadas à discriminação de grafemas e de fonemas, permitindo aos sujeitos decodificar e escrever mensagens por meio do alfabeto.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 174
Vamos para o Anterior: Exercício 172
Tente Este: Exercício 119
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia