Procura

PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 266

  • (VUNESP 2021)

Como corpo teórico, a Didática da Matemática tem como interesse principal estudar e descrever as condições necessárias para facilitar e otimizar a aprendizagem, por parte dos alunos, dos conteúdos de ensino da matemática. De acordo com Panizza et alii(2006), na perspectiva da Didática da Matemática, pode-se afirmar que


A) o aluno, depois da resolução do problema, tem acesso à correção individual por parte do professor, que atribui notas por desempenho e apresenta um modelo padrão de pensamento matemático a ser seguido.

B) os alunos autocorrigem suas atividades: os que as realizaram conforme o procedimento escolhido pelo professor avaliam seu trabalho como correto, os outros copiam a resolução oficial.

C) o professor determina quais são as ferramentas que podem ou não ser utilizadas na resolução de problemas de matemática; por exemplo, o professor pode determinar que os alunos não utilizem palitinhos para a realização dos cálculos.

D) o aluno, para organizar sua atividade de resolução de problemas, deve buscar, entre todos os seus conhecimentos matemáticos, aqueles que lhe pareçam pertinentes, tomar as decisões que correspondam à escolha destes, prever possíveis resultados etc.

E) os números são ensinados aos poucos, conforme a ordem numérica, e as crianças somente podem resolver problemas se previamente o professor lhes ensinou os procedimentos canônicos, como a escrita convencional dos números, as contas etc.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 267

Vamos para o Anterior: Exercício 265

Tente Este: Exercício 187

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.42ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.65ms))((ts_substr_c=1.03ms))((ts_substr_im=0.97ms))
((total= 9ms))