PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)
- (VUNESP 2021)
Como corpo teórico, a Didática da Matemática tem como interesse principal estudar e descrever as condições necessárias para facilitar e otimizar a aprendizagem, por parte dos alunos, dos conteúdos de ensino da matemática. De acordo com Panizza et alii(2006), na perspectiva da Didática da Matemática, pode-se afirmar que
A) o aluno, depois da resolução do problema, tem acesso à correção individual por parte do professor, que atribui notas por desempenho e apresenta um modelo padrão de pensamento matemático a ser seguido.
B) os alunos autocorrigem suas atividades: os que as realizaram conforme o procedimento escolhido pelo professor avaliam seu trabalho como correto, os outros copiam a resolução oficial.
C) o professor determina quais são as ferramentas que podem ou não ser utilizadas na resolução de problemas de matemática; por exemplo, o professor pode determinar que os alunos não utilizem palitinhos para a realização dos cálculos.
D) o aluno, para organizar sua atividade de resolução de problemas, deve buscar, entre todos os seus conhecimentos matemáticos, aqueles que lhe pareçam pertinentes, tomar as decisões que correspondam à escolha destes, prever possíveis resultados etc.
E) os números são ensinados aos poucos, conforme a ordem numérica, e as crianças somente podem resolver problemas se previamente o professor lhes ensinou os procedimentos canônicos, como a escrita convencional dos números, as contas etc.
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