Procura

PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 50

  • (FUNDATEC 2020)

O ensino da noção de tempo histórico para os alunos dos diversos níveis de escolarização pode apresentar alguns obstáculos, especialmente quando o professor limita a compreensão desse conceito. Assinale a alternativa correta em relação ao ensino da noção mencionada.


A) Elaborar atividades em que os alunos devem localizar os acontecimentos em uma linha do tempo ou identificar os séculos a partir dos períodos antes de Cristo e depois de Cristo, usando tempo cronológico como sinônimo de tempo histórico.

B) Explicar as medidas usadas para a localização do tempo, contagem de séculos e algarismos romanos como meio suficiente para a compreensão do tempo histórico.

C) Utilizar a divisão de períodos organizados de acordo com a lógica eurocêntrica, seguindo o modelo francês, que inclui povos considerados significativos na formação do mundo ocidental cristão.

D) Ensinar a Idade Média como período que se centrou no mundo do cristianismo romano ou restringir a Antiguidade Clássica aos povos que viveram em torno do Mediterrâneo.

E) Vivemos em um mundo cujas referências são datadas, por isso, é importante fazer os alunos conhecerem as datas, em alguns casos memorizá-las, porém, a aquisição dessas informações e habilidades deve ser acompanhada de uma reflexão sobre o significado da datação.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 51

Vamos para o Anterior: Exercício 49

Tente Este: Exercício 252

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.47ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.77ms))((ts_substr_c=1.26ms))((ts_substr_im=0.96ms))
((total= 7ms))