PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)
- (FUNCERN 2019)
Na vasta literatura que fundamenta as pesquisas no campo da organização do trabalho pedagógico, prevê que o trabalho docente consiste em prover as condições e os modos de como o conhecimento será desenvolvido em sala de aula. A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente. Por avaliação escolar, compreende-se:
A) É um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação as atividades didáticas seguintes.
B) É um método que tem como finalidade obter a cooperação dos alunos entre si na realização da tarefa. Por essa razão, exige-se que a aplicação seja coletiva precedida de uma exposição, conversação introdutória ou trabalho individual.
C) É uma técnica de conversação didática com base em perguntas que pode ser feita sobre a condução direta do professor, quando conversa com a turma, ou na forma de discussão entre grupos, com a condução indireta do professor.
D) É uma forma de interação passiva e por vezes ativa entre o professor e o aluno visando a obtenção de novos conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções, bem como a fixação de conhecimentos e consolidação de conhecimentos, com raras interferências na sequencia didática.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 10
Vamos para o Anterior: Exercício 8
Tente Este: Exercício 45
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia