Procura

PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (VUNESP 2019)

Em relação ao trabalho com as sequências didáticas, Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) fazem, entre outras, a seguinte orientação metodológica:


A) o desenvolvimento da proposta requer análise apurada das produções iniciais dos alunos e, posteriormente, a elaboração de um material que explore as capacidades de linguagem dos discentes, privilegiando a linguagem formal na fala e na escrita.

B) a proposta está vinculada ao trabalho de escrita dos alunos para identificação de suas necessidades a serem vencidas com as atividades em sala de aula, o que implica deixar de se explorarem gêneros que estejam no âmbito da modalidade oral da linguagem.

C) o sentido completo da proposta efetiva-se caso as atividades desenvolvidas em sala de aula sejam determinadas pelas dificuldades encontradas pelos alunos o que implica, necessariamente, estabelecer uma análise cuidadosa das suas produções iniciais.

D) a realização da proposta ocorre com atividades que explorem a diversidade das capacidades de linguagem, tomando-se como ponto de partida o mesmo gênero textual, de modo a conformar o trabalho dos alunos aos elementos característicos desse gênero.

E) o objetivo da proposta será alcançado com o trabalho sistemático com os gêneros e as habilidades de linguagem a serem desenvolvidas a partir dele, o que significa que o professor deve manter as atividades inalteradas, ainda que os alunos se desmotivem.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 173

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=17.83ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.72ms))((ts_substr_c=1.64ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 21ms))