Procura

PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 453

  • (Colégio Pedro II 2022)

No livro organizado por Darido e Rangel (2005), o capítulo que trata do ensino reflexivo como perspectiva metodológica traz a reflexão de que ensinar não é uma tarefa tão simples e deve considerar três aspectos importantes: o domínio do conteúdo e da metodologia, o envolvimento e a apropriação da realidade dos(as) estudantes e o caráter reflexivo do trabalho docente.
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Org.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
Segundo as autoras, adotar uma prática reflexiva como metodologia implica


A) construir ações organizadas e sistematizadas em um planejamento voltado para as competências e habilidades; estabelecer o diálogo com outras disciplinas da área afim; desenvolver e orientar projetos norteadores da área.

B) resolver problemas que surgem no decorrer das aulas, quase automaticamente; dominar o contexto de forma reflexiva; orientar suas ações, principalmente com base nas reflexões da vida escolar e na própria experiência que teve como estudante.

C) estar em constante aprendizado; refletir sobre sua prática profissional, nas suas ações individuais e coletivas; manter a responsabilidade social, em que os contextos escolar e profissional fazem a diferença além da sala de aula.

D) valorizar o contexto das suas aulas, por meio da ação docente sobre a prática, no intuito de que as demandas externas não interfiram nos objetivos traçados; focar no trabalho individualizado e nas especificidades dos(as) estudantes.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 454

Vamos para o Anterior: Exercício 452

Tente Este: Exercício 48

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.62ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.67ms))((ts_substr_c=1.48ms))((ts_substr_im=0.80ms))
((total= 10ms))