PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)
- (Instituto Consulplan 2020)
O conhecimento que temos sobre como se produzem as aprendizagens revela a extraordinária singularidade destes processos, de tal maneira que cada vez é mais difícil estabelecer propostas universais que vão além da constatação destas diferenças e singularidades. Contudo, a tomada de posição em relação às finalidades do ensino, relacionado a um modelo centrado na formação integral da pessoa, implica mudanças fundamentais, especialmente nos conteúdos e no sentido da avaliação. Quando na análise da avaliação introduzimos a concepção construtivista do ensino e a aprendizagem como referencial psicopedagógico, o objeto da avaliação:
A) Passa a situar-se no processo ensino-aprendizagem, com foco nos resultados obtidos pelo grupo/classe.
B) Passa a se centrar exclusivamente na avaliação diagnóstica e se situa no campo do feedback individual e coletivo na classe.
C) Centra-se, exclusivamente, nos resultados obtidos e se situa, prioritariamente, no processo ensino-aprendizagem, mais do indivíduo, menos do grupo/classe.
D) Deixa de se centrar exclusivamente nos resultados obtidos e se situa, prioritariamente, no processo de ensino-aprendizagem, tanto no grupo/classe quanto de cada um dos alunos.
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