Procura

PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 155

  • (Instituto Consulplan 2020)

O conhecimento que temos sobre como se produzem as aprendizagens revela a extraordinária singularidade destes processos, de tal maneira que cada vez é mais difícil estabelecer propostas universais que vão além da constatação destas diferenças e singularidades. Contudo, a tomada de posição em relação às finalidades do ensino, relacionado a um modelo centrado na formação integral da pessoa, implica mudanças fundamentais, especialmente nos conteúdos e no sentido da avaliação. Quando na análise da avaliação introduzimos a concepção construtivista do ensino e a aprendizagem como referencial psicopedagógico, o objeto da avaliação:


A) Passa a situar-se no processo ensino-aprendizagem, com foco nos resultados obtidos pelo grupo/classe.

B) Passa a se centrar exclusivamente na avaliação diagnóstica e se situa no campo do feedback individual e coletivo na classe.

C) Centra-se, exclusivamente, nos resultados obtidos e se situa, prioritariamente, no processo ensino-aprendizagem, mais do indivíduo, menos do grupo/classe.

D) Deixa de se centrar exclusivamente nos resultados obtidos e se situa, prioritariamente, no processo de ensino-aprendizagem, tanto no grupo/classe quanto de cada um dos alunos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 156

Vamos para o Anterior: Exercício 154

Tente Este: Exercício 280

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.32ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.61ms))((ts_substr_c=1.48ms))((ts_substr_im=0.90ms))
((total= 9ms))