PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)
- (FCM 2022)
É fundamental que a equipe pedagógica e os professores façam o reconhecimento dos diferentes níveis de abrangência e de especificidades do planejamento em educação (FARIAS et al , 2011; VASCONCELLOS, 2002), para que possam analisar as suas múltiplas relações e os seus desdobramentos no campo da prática, na escola e na sala de aula.
A esse respeito, associe corretamente o nível de planejamento à respectiva orientação que o caracteriza.
NÍVEIS DE PLANEJAMENTO
1 - Sistema de educação
2 - Escola
3 - Curricular
4 - Ensino-aprendizagem
CARACTERÍSTICAS
( ) Abrange a dimensão pedagógica, comunitária e administrativa da escola, sintetizada no Projeto Político-Pedagógico.
( ) Reflete as políticas educacionais e enfrenta os problemas de atendimento à demanda, alocação e gerenciamento de recursos.
( ) Compreende o aspecto didático, refletindo sobre o para que, o que, como ensinar e sobre os resultados das ações realizadas.
( ) Propõe as experiências de aprendizagem e tem como referência os fundamentos das disciplinas, metodologia, conteúdos, processo de avaliação.
A sequência correta dessa associação é
A) 2, 1, 4, 3.
B) 1, 2, 3, 4.
C) 2, 3, 4, 1.
D) 4, 3, 1, 2.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 353
Vamos para o Anterior: Exercício 351
Tente Este: Exercício 153
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia