Procura

PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 456

  • (Colégio Pedro II 2022)

Barbosa (2014) chama a atenção para o fato de que, durante as aulas de Educação Física, é comum escutarmos, por parte dos(as) estudantes e professores(as), falas de incentivo físico (“corram mais, se esforcem”) e de aprimoramento esportivo (“acertem a bola, arremessem direito”). Desse modo, demonstra como o paradigma esportivo está culturalmente impregnado em muitas formas de olhar, falar e viver a disciplina na escola. O autor ressalta que essa visão biológica da disciplina reforça, nas aulas, modos operacionais de ver o corpo, temáticas hegemônicas e paradigmas de rendimentos; e sugere que o planejamento docente busque uma visão mais consciente e crítica da realidade.

O Departamento de Educação Física do Colégio Pedro II trata da questão do planejamento docente ao considerar que este é parte fundamental da construção do currículo da disciplina.

BARBOSA, C. L. A. Educação Física e Didática : um diálogo possível e necessário.

Petrópolis: Vozes, 2014.

COLÉGIO PEDRO II. Departamento de Educação Física. In : COLÉGIO PEDRO II. Projeto Político

Pedagógico Institucional do Colégio Pedro I I. p. 234-260. 2018. Disponível em: http://www.cp2.g12.br.

Acesso em: 15 ago. 2022 11

Com base nas perspectivas curriculares adotadas pelo Departamento de Educação Física em sua proposta pedagógica, é correto afirmar que o planejamento deve valorizar




A) conhecimentos e práticas sociais dos grupos dominados, sem abrir mão das práticas corporais hegemônicas como princípio norteador e histórico da disciplina Educação Física.

B) conhecimentos e práticas sociais dos grupos dominantes, seja na seleção de conteúdos, seja na maneira de abordá-los. Nessa perspectiva, práticas corporais hegemônicas norteiam o currículo.

C) conhecimentos e práticas sociais dos grupos dominados. Nessa perspectiva, práticas corporais hegemônicas devem ter a mesma importância no currículo que expressões como o jongo, os jogos eletrônicos e a capoeira.

D) o saber docente como princípio de validação curricular, seja nas escolhas de temas, definição de estratégias e procedimentos de avaliação. O professor ancorado na historicidade da disciplina encaminha a melhor condução para o desenvolvimento da aprendizagem.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 457

Vamos para o Anterior: Exercício 455

Tente Este: Exercício 342

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.41ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=1.55ms))((ts_substr_im=0.96ms))
((total= 7ms))