Procura

PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 462

  • (FAU 2022)

Classicamente, a Didática é um campo de estudo, uma disciplina de natureza aplicada, orientada para as finalidades educativas e comprometidas com as questões concretas da docência. A didática materializa-se sob aspectos teóricos e práticos que investigam, refletem e recriam o processo de ensino aprendizagem em todas as etapas da educação básica, expressando a organização da escola, do ensino e da sociedade (VEIGA, 2012). Desta forma, essa disciplina e campo do conhecimento tem como objetivo na educação contemporânea: I - Conceber e discutir com maior profundidade as relações sociopolíticas na educação. II - Comprometer-se com a democratização e socialização do saber sistematizado, especialmente para a libertação das classes e de ações dialéticas entre a escola e a sociedade. III - Organizar racionalmente o processo de ensino, isto é, no planejamento didático formal e na elaboração de materiais instrucionais. IV - Reforçar o conceito que a sala de aula é um espaço de vida coletiva, um espaço de relações para intensificação da aprendizagem. V - Expressar que a prática pedagógica se determina a partir da manutenção do status quo, que valoriza a reprodução das relações sociais vigentes. A assertiva que contempla corretamente os objetivos da Didática na contemporaneidade é:


A) I, III e V.

B) I, II e V.

C) II, III e IV.

D) I, II e IV.

E) III, IV e V.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 463

Vamos para o Anterior: Exercício 461

Tente Este: Exercício 252

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.88ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.79ms))((ts_substr_c=1.51ms))((ts_substr_im=0.94ms))
((total= 9ms))