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PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias


EXERCÍCIOS - Exercício 139

  • (VUNESP 2019)

A busca por novas estruturas organizativas para o trabalho pedagógico tem levado à construção de um currículo mais adequado ao curso de EJA. Algumas temáticas em pauta nessa busca dizem respeito às noções de trabalho e de currículo integrado. Conforme o documento Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação de Jovens e Adultos – Anos Finais: um processo contínuo de reflexão e ação (2013), o currículo integrado


A) acarreta a segmentação entre os diversos componentes curriculares, pois a escola deve se organizar de modo a problematizar e explicar o mundo físico, social e cultural separadamente.

B) propõe ações educativas que traduzem a globalidade e a interdisciplinaridade que são inerentes ao conhecimento, buscando unidade de abordagem e de ação pedagógica entre os diversos componentes curriculares.

C) prioriza a diferenciação historicamente propalada entre saber popular e saber científico, entre saber prático e específico (do fazer, do trabalho) e saber teórico e geral (elaborado em linguagens da matemática, da escrita, das ciências diversas).

D) parte do trabalho especializado de cada professor, objetivando ensinar os conteúdos científicos de cada área do conhecimento para, em seguida, compor um projeto articulado de toda a escola.

E) prevê uma inflexibilidade no cumprimento do Projeto Político-Pedagógico, a fim de preparar os alunos para as provas de certificação.


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