Educação físicaRelação educação física escolar e esporte
- (IESES 2022)
Para que a Educação Física na escola? Darido (2012) faz esse questionamento ao defender a Educação Física na perspectiva da Cultura Corporal. Para a autora, a Educação Física deve romper com o ensino exclusivo dos esportes tradicionais e buscar transmitir aos alunos um rico patrimônio cultural da humanidade, vivenciando outras práticas corporais como a ginástica, os jogos, as brincadeiras, as lutas e as danças. Dentro deste contexto assinale as alternativas que coincidem com a perspectiva da cultura corporal:
I. Ao se diversificar as aulas, ocorre a ampliação do universo cultural do aluno, fazendo com que ele compreenda a realidade em que está inserido, com isso ele poderá exercer uma ação consciente e segura no mundo imediato.
II. Deve-se ter cuidado durante as aulas, por isso algumas práticas devem ser evitadas. Os esportes urbanos, como o Skate e o Parkour, além de ter menor valor cultural, se tematizados, podem causar lesões e também ser associado ao vandalismo.
III. Durante a discussão e reflexão deve ocorrer a transmissão de conteúdos superficialmente, pois o deve prevalecer é a ótica do saber fazer.
IV. Vivenciar outras práticas corporais pode facilitar a adesão do aluno à prática, aumentando as chances de uma possível identificação. Por meio dessas vivências o aluno reconhece seus limites e potencialidades.
A alternativa correta é:
A) As assertivas I, II e III estão corretas.
B) As assertivas I, II e IV estão corretas.
C) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
D) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 223
Vamos para o Anterior: Exercício 221
Tente Este: Exercício 200
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física