Procura

Educação físicaRelação educação física escolar e esporte


EXERCÍCIOS - Exercício 246

  • (Máxima 2022)

O esporte, de um modo geral, pode representar a oportunidade de explorar uma série de aspectos que englobam, mas que extrapolam, o desenvolvimento motor, o prazer de jogar. Quando aplicado adequadamente, ele possibilita estabelecer relações sociais; gera aprendizagens éticas; proporciona o desenvolvimento da solidariedade, e cooperação.
Analise as afirmativas a seguir sobre o esporte como conteúdo da Educação Física escolar.
I. Como parte da cultura universal de movimento, o esporte tem sido motivo de inúmeras classificações, das quais destacamos as de esporte-lazer, esporte-educacional e esporte-competitivo. II. No caso da Educação Física escolar, o esporte enfrentou várias críticas e enormes oposições, principalmente em razão da sua utilização durante a ditadura militar (anos 1960 a 1980), momento em que foi considerado instrumento único (hegemônico) da Educação Física. III. Duas grandes correntes travaram grandes embates em relação ao uso do esporte na Educação Física brasileira: 1) a corrente tecnicista, que privilegia o desempenho esportivo por meio da repetição dos gestos, e 2) a corrente ligada à linha crítico-social. IV. O esporte deve ser visto exclusivamente como fonte de lazer espontâneo, e não como parte integrante do processo educativo de qualquer pessoa que tenha oportunidade de praticá-lo.
Estão CORRETASas afirmativas:



A) I, II, III e IV.

B) II, III e IV, apenas.

C) I, II e III, apenas.

D) I, III e IV, apenas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 247

Vamos para o Anterior: Exercício 245

Tente Este: Exercício 202

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.70ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.91ms))((ts_substr_im=0.97ms))
((total= 5ms))