Procura

Educação físicaBases sócio-históricas da educação física


EXERCÍCIOS - Exercício 19

  • (Fundação CEFETBAHIA 2019)

A Educação Física sempre foi utilizada para atender as demandas do contexto social, econômico e político. No momento inicial de sua inclusão no contexto da educação formal, a Educação Física tem o nome frequente de ginástica e perspectivas higienista e militarista, valorizando o desenvolvimento físico e moral. Na década de 70, foram criadas concepções/abordagens dentre elas a desenvolvimentista, construtivista interacionista, crítico superadora, sistêmica, da psicomotricidade, e muitas outras (DARIDO, 2011). A realidade e criação de abordagens/concepções para a Educação Física teve como a principal finalidade:


A) romper com os modelos tecnicistas presentes na Educação Física desde sua implantação inicial na escola.

B) ratificar o conceito anatomofisiológico que dava base à estrutura social que deu origem à Educação Física quando foi inserida no contexto formal.

C) vinculá-la ao esporte, uma vez que à época este era o maior fenômeno da atividade física e era necessário implantar nas crianças e adolescentes um ideal patriótico.

D) atender, com base nas concepções europeias do século XVIII, à preocupação de inclusão de exercícios físicos voltados para demandas sociais, econômicas e políticas.

E) fazer da Educação Física um sustentáculo ideológico, participando das competições de alto rendimento e deixando de lado (ou suprimindo) os movimentos políticos estudantis.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 20

Vamos para o Anterior: Exercício 18

Tente Este: Exercício 132

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.88ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.63ms))((ts_substr_c=1.13ms))((ts_substr_im=0.96ms))
((total= 7ms))