Procura

Educação físicaBases sócio-históricas da educação física


EXERCÍCIOS - Exercício 30

  • (FGV 2019)

Analise o trecho a seguir.

“Se antes era tratado fundamentalmente na interseção entre anatomia, fisiologia e tecnologia, o corpo sofre alterações em seu status , de maneira mais intensa, a partir dos anos 1970 e 1980 no cenário científico. O reconhecimento do corpo como portador das relações de poder foi fundamental para sua emergência no âmbito científico na medida em que passou a constituir ponto fulcral para as análises de questões socioculturais.”

BAPTISTA, G.G.; CASTRO, P. H. Z. C. de; LÜDORF, S. M. A. Educação do corpo e campo científico: da fluidez do conhecimento às lutas simbólicas. Rev. Bras. Ciências do Esporte. 2017.

No âmbito da Educação Física, corpo e esporte passaram a ter uma nova análise, principalmente, a partir das décadas de 1980 e 1990, em virtude da




A) aplicação prática dos conceitos de treinamento esportivo.

B) ampliação acadêmica do campo da Educação Física, graças à fisiologia e à biomecânica

C) ampliação teórico-epistemológica da área, tendo como referência o olhar sociocultural sobre o corpo e o esporte.

D) redução teórico-epistemológica da área, em que pese a ascensão de alguns autores.

E) ampliação teórico-epistemológica da área, tendo em vista as referências antropológicas sobre o corpo e o esporte.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 31

Vamos para o Anterior: Exercício 29

Tente Este: Exercício 166

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.94ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=0.86ms))((ts_substr_im=0.94ms))
((total= 4ms))