Educação físicaBases sócio-históricas da educação física
- (FGV 2019)
Analise o trecho a seguir.
“Se antes era tratado fundamentalmente na interseção entre anatomia, fisiologia e tecnologia, o corpo sofre alterações em seu status , de maneira mais intensa, a partir dos anos 1970 e 1980 no cenário científico. O reconhecimento do corpo como portador das relações de poder foi fundamental para sua emergência no âmbito científico na medida em que passou a constituir ponto fulcral para as análises de questões socioculturais.”
BAPTISTA, G.G.; CASTRO, P. H. Z. C. de; LÜDORF, S. M. A. Educação do corpo e campo científico: da fluidez do conhecimento às lutas simbólicas. Rev. Bras. Ciências do Esporte. 2017.
No âmbito da Educação Física, corpo e esporte passaram a ter uma nova análise, principalmente, a partir das décadas de 1980 e 1990, em virtude da
A) aplicação prática dos conceitos de treinamento esportivo.
B) ampliação acadêmica do campo da Educação Física, graças à fisiologia e à biomecânica
C) ampliação teórico-epistemológica da área, tendo como referência o olhar sociocultural sobre o corpo e o esporte.
D) redução teórico-epistemológica da área, em que pese a ascensão de alguns autores.
E) ampliação teórico-epistemológica da área, tendo em vista as referências antropológicas sobre o corpo e o esporte.
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