Educação físicaBases sócio-históricas da educação física
- (Fundação CEFETBAHIA 2019)
A Educação Física sempre foi utilizada para atender as demandas do contexto social, econômico e político. No momento inicial de sua inclusão no contexto da educação formal, a Educação Física tem o nome frequente de ginástica e perspectivas higienista e militarista, valorizando o desenvolvimento físico e moral. Na década de 70, foram criadas concepções/abordagens dentre elas a desenvolvimentista, construtivista interacionista, crítico superadora, sistêmica, da psicomotricidade, e muitas outras (DARIDO, 2011). A realidade e criação de abordagens/concepções para a Educação Física teve como a principal finalidade:
A) romper com os modelos tecnicistas presentes na Educação Física desde sua implantação inicial na escola.
B) ratificar o conceito anatomofisiológico que dava base à estrutura social que deu origem à Educação Física quando foi inserida no contexto formal.
C) vinculá-la ao esporte, uma vez que à época este era o maior fenômeno da atividade física e era necessário implantar nas crianças e adolescentes um ideal patriótico.
D) atender, com base nas concepções europeias do século XVIII, à preocupação de inclusão de exercícios físicos voltados para demandas sociais, econômicas e políticas.
E) fazer da Educação Física um sustentáculo ideológico, participando das competições de alto rendimento e deixando de lado (ou suprimindo) os movimentos políticos estudantis.
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