Direito processual penalSentença e coisa julgada
- (CESPE 2009)
Com base no CPP, assinale a opção correta acerca da sentença penal.
A) Da sentença obscura, ambígua, contraditória ou omissa caberão embargos de declaração, no prazo de cinco dias, a serem interpostos perante o tribunal competente.
B) O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, pode atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave.
C) Encerrada a instrução probatória, se entender cabível nova definição jurídica do fato, em consequência de prova existente nos autos de elemento ou circunstância da infração penal não contida na acusação, o juiz deve baixar os autos, para que o MP a adite no prazo de três dias.
D) Caso o MP promova o aditamento da denúncia ou queixa, por força de mutatio libelli , o juiz é obrigado a receber o aditamento, pois o MP é o titular da ação penal pública.
E) Nos crimes de ação pública, o juiz pode proferir sentença condenatória, ainda que o MP tenha pedido a absolvição, mas não pode reconhecer agravantes que não tenham sido alegadas na denúncia, em face do princípio da congruência.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 119
Vamos para o Anterior: Exercício 117
Tente Este: Exercício 89
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Direito processual penal