Procura

Direito penalCorrupção passiva


EXERCÍCIOS - Exercício 39

  • (FDRH 2013)

Uma das maiores mazelas que atinge a sociedade contemporânea é o delito de corrupção, em qualquer de suas modalidades, e suas consequências. No Direito Penal, estuda-se a corrupção de forma mais aprofundada e especifica, dando-lhe contornos objetivos que permitem o enquadramento típico do comportamento analisado.

Sobre o tema, é correto afirmar que




A) a corrupção ativa é crime comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa. Não se exige qualquer condição especial do sujeito ativo. É delito praticado contra a Administração da Justiça. Já a corrupção passiva é praticada apenas por servidores públicos. Sempre que houver corrupção ativa, haverá a passiva e vice-versa.

B) a corrupção de testemunhas também é uma modalidade de corrupção, apresentada como crime específico contra a Administração da Justiça. Tanto a testemunha que faz afirmação falsa, quanto aquele sujeito que oferece, dá ou promete dinheiro ou qualquer vantagem a ela para tal finalidade comete crime.

C) a concussão é a modalidade mais gravosa da corrupção e ocorre quando o servidor público, em vez de exigir, apenas solicita a vantagem indevida. É crime contra a Administração Publica.

D) o servidor público que pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, infringindo dever funcional, apenas cedendo a pedido ou influência de outrem, não comete crime.

E) tanto a corrupção ativa como a passiva são consideradas crimes próprios, ou seja, exigem a condição de servidor público do sujeito ativo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 40

Vamos para o Anterior: Exercício 38

Tente Este: Exercício 2

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Direito penal






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.16ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.67ms))((ts_substr_c=0.84ms))((ts_substr_im=0.81ms))
((total= 5ms))