Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (6)


EXERCÍCIOS - Exercício 448

  • (CEPERJ 2013)

TEXTO 2
PENSAMENTOS DO MILLÔR
O Estado só deveria dar ao indivíduo, como educação, o aprendizado da leitura. Daí em diante o cidadão seria, do ponto de vista oficial, completamente deseducado, o Estado criando apenas vastíssimas bibliotecas e centros de informações, onde o cidadão pudesse encontrar todas (mas todas mesmo) as tendências culturais existentes. Ao chegar à puberdade (14, 15, 16, 17 anos ou quando ele próprio decidisse) o cidadão frequentaria centros de aprendizado técnico, onde lidaria com máquinas e instrumentos necessários a uma educação técnica, não abstrata. Os cidadãos interessados apenas em atividades abstratas – escrever, pintar, psicanalisar ou politicar – frequentariam, se quisessem, locais de discussão – ágoras modernas – mas continuariam, no sentido atual, totalmente autodidatas. O sistema educacional vigente é apenas uma maneira de levar a ignorância às suas extremas consequências.
(Millôr Fernandes, Definitivo)

“O sistema educacional vigente é apenas uma maneira de levar a ignorância às suas extremas consequências”. Esse último período do texto representa:


A) a conclusão a que chega o autor após pensar a educação brasileira.

B) o ponto de partida que motiva as reflexões do texto.

C) uma previsão sobre o futuro da educação brasileira.

D) uma crítica sobre uma situação irremediavelmente fixa.

E) um alerta irônico sobre uma situação que não deve alterar-se.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 449

Vamos para o Anterior: Exercício 447

Tente Este: Exercício 262

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.86ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.66ms))((ts_substr_c=1.42ms))((ts_substr_im=0.86ms))
((total= 8ms))