PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (6)
- (IF-SC 2014)
Assinale a alternativa CORRETA, considerando as ideias apresentadas no seguinte trecho.
“A avaliação dos textos escritos pelos alunos é uma das atribuições mais importantes do professor (e uma das mais trabalhosas!). Devido a essa importância, é necessário desfazer um equívoco da cabeça de muitos professores: o mito segundo o qual avaliar é corrigir. Avaliação e correção não são a mesma coisa.
[...]
‘E qual o problema disso [corrigir as redações]?’ Alguém poderia perguntar. ‘Por acaso, existem redações de alunos perfeitas, que não têm erros?’, continuaria esse alguém. Essa pessoa estaria perdendo de vista o ponto mais importante da questão em foco. Se o professor lê o texto dos alunos com o objetivo de procurar erros e corrigi-los, a rigor, ele não lê o texto, pois a leitura de um texto é o ato de interação entre texto e leitor na produção de significados.”
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber – a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. P. 163-4.
A) De acordo com o trecho, muitos professores cometem o equívoco de avaliar os textos de seus alunos.
B) Segundo o autor, o professor deve fazer as correções de que o texto necessita, pois a produção textual dos alunos frequentemente está cheia de erros.
C) O trecho sugere que uma boa avaliação deve levar em conta o progresso que o aluno alcançou na produção textual, considerando-se, principalmente, a capacidade de interagir com o leitor.
D) Para o autor, é atribuição do professor corrigir os textos de seus alunos porque eles são incapazes de produzir textos perfeitos.
E) Muitos professores preferem avaliar a corrigir os textos dos alunos porque a correção demanda muito trabalho.
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