PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (6)
- (FCC 2014)
Atenção: Para responder às questão, considere o texto abaixo.
Trânsito e lixo. Esses dois agentes são a dor de cabeça de qualquer cidade grande. Em São Paulo, então, a dor é muito mais aguda. Considerando que a frota de carros na capital só cresce, o problema parece sem solução. Mas só parece. Um grupo de pesquisadores da USP tem um projeto para colocar ordem nesse caos. E a resposta vem do lugar mais improvável: os rios da cidade.
O Hidroanel Metropolitano pretende resolver o problema em São Paulo em dois momentos. O primeiro envolve a construção de uma série de portos na borda dos rios e das represas que circundam a cidade. Eles serviriam para receber a enorme quantidade de lixo produzido pela metrópole, desde saquinhos que os moradores colocam nas portas das casas até a terra e o entulho de construções e demolições.
Essa carga seria levada para os portos de caminhão, mas existe uma diferença importante. Com a construção dos portos para recebimento do lixo, as distâncias percorridas pelos veículos seriam encurtadas. Sem precisar atravessar a cidade, eles desafogariam o trânsito. Os barcos - que conseguem movimentar 400 toneladas, enquanto um caminhão transporta apenas oito - atracados nos portos percorreriam o resto do caminho. Além dos portos, existiriam três centros de processamento, prontos para receber 800 toneladas de lixo por hora. E toda essa carga seria reciclada, transformada em matéria-prima novamente.
"O Hidroanel constitui uma infraestrutura de saneamento, mobilidade e transporte, que tem como espinha dorsal o canal navegável. Ele serve também como um arco irradiador de desenvolvimento", resume um dos pesquisadores.
(Adaptado de: ROMERO Luiz; DAVINO Ricardo e MANOEL Vinícius. Superinteressante, dezembro de 2012, p. 48)
A infraestrutura de saneamento , mobilidade e transporte citada no último parágrafo refere-se, na ordem dada, a:
A) capacidade dos barcos para receber o lixo, reciclagem de resíduos e diminuição do tráfego de caminhões.
B) substituição de caminhões por barcos para transporte, aproveitamento de rios e construção de portos.
C) encurtamento de distâncias percorridas por caminhões, maior capacidade de transporte do lixo e construção de portos.
D) reciclagem de lixo, encurtamento de distâncias percorridas por caminhões e capacidade dos barcos.
E) construção de portos, recolhimento de lixo por barcos e encurtamento de distâncias percorridas por caminhões.
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