Procura

DiversosDiversos (14)


EXERCÍCIOS - Exercício 269

  • (FGV 2016)

Em uma situação de dominância fiscal, o governo, para reequilibrar as contas públicas, pode lançar mão do ajuste fiscal, do imposto inflacionário e da senhoriagem.
Sobre o imposto inflacionário e a senhoriagem, assinale a afirmativa correta.


A) A senhoriagem está relacionada à impressão de papel moeda para pagamento da dívida, não resultando em inflação, enquanto que o imposto inflacionário gera inflação.

B) O imposto inflacionário ocorre quando o governo permite a escalada da inflação, o que acaba corroendo a dívida real, ao passo que a senhoriagem ocorre via impressão de dinheiro para pagamento da dívida, elevando também a inflação.

C) Ambos necessitam de uma violação da Lei de Responsabilidade Fiscal por parte da União, culminando em penas severas para o governante.

D) O imposto inflacionário é uma alíquota extra cobrada sobre a produção, que é repassada pelos empresários ao preço final do consumidor, gerando inflação, enquanto a senhoriagem é também um tributo aplicado sobre grandes fortunas.

E) Ambos necessitam da permissão do Tesouro Nacional para que o pagamento da dívida possa ser feito via emissão monetária (no caso da senhoriagem) ou aumento descontrolado dos preços (imposto inflacionário).


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 270

Vamos para o Anterior: Exercício 268

Tente Este: Exercício 57

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.46ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=1.11ms))((ts_substr_im=1.03ms))
((total= 8ms))