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PedagogiaMetodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática


EXERCÍCIOS - Exercício 31

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2022)

“Os projetos de ensino têm como fim principal a produção de formas e meios dirigidos à melhoria do processo ensino-aprendizagem de elementos relativos a uma disciplina de conhecimento. Esse tipo de projeto próprio da área educacional refere-se ao exercício das funções do professor.
Projetos de trabalho (de aprendizagem), por sua vez, são aqueles desenvolvidos por alunos no contexto escolar, sob orientação do professor, e têm por objetivo a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas”
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos:planejamento e gestão de projetos educacionais. 8. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2006. p. 210.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre projetos de ensino e projetos de trabalho.
COLUNA I1. Projetos de ensino
2. Projetos de trabalho
COLUNA II(   ) São conduzidos tendo por case uma orientação denominada Metodologia de Projetos ou Pedagogia de Projetos.
(   ) Podem ser pensados como uma forma de se implementar o trabalho com projetos na atividade docente do professor, ou equipe de professores.
(   ) A adoção desse pressuposto significa uma contribuição para a superação do modelo tradicional de educação centrada na abstração, no poder do verbo.
(   ) Ambos os projetos apresentam estruturas parecidas, porém nesses tipos de projetos é necessária a construção de uma justificativa, de indicação dos resultados esperados, bem como da abrangência dos projetos e da indicação de ações, atividades e tarefas a serem desenvolvidas.
Assinale a sequência correta.



A) 1 2 1 2

B) 1 2 2 1

C) 2 2 1 1

D) 2 1 1 2

E) 2 1 2 1


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