PedagogiaMetodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática
- (Instituto Consulplan 2019)
Os projetos de trabalho significam um enfoque do ensino que tenta ressituar a concepção e as práticas educativas na escola, e não simplesmente adaptar uma proposta do passado, atualizando-a. Seu distintivo é que a aprendizagem e o ensino são realizados por meio de uma trajetória que nunca é fixa, mas que serve de fio condutor para a atuação do docente junto aos alunos. Neste contexto, a lista do que pode ser considerado um projeto desta natureza é extensa, e o que não poderia também. Assinale a alternativa em que todas as características são identificadas com um projeto.
A) Um percurso que procure estabelecer conexões e que questione a ideia de uma versão única da realidade; uma atividade em que o docente dá respostas sobre o que já sabe; uma aproximação atualizada aos problemas das disciplinas e dos saberes.
B) Uma aproximação atualizada aos problemas das disciplinas e dos saberes; uma forma de aprendizagem em que se leve em conta que todos os alunos podem aprender, se encontrarem espaço para isso; pensar que os alunos devam aprender o que queremos lhes ensinar.
C) O percurso por um tema-problema que favoreça a análise, a interpretação e a crítica, onde predomine a atitude de cooperação e onde o professor seja um aprendiz e não um especialista; o docente ensina a escutar: do que os outros dizem, também podemos aprender.
D) Cada trajetória é singular, e se trabalha com diferentes tipos de informação; o docente ensina a escutar: do que os outros dizem, também podemos aprender; há diferentes formas de aprender o que queremos lhes ensinar; transformar em matéria de estudo aquilo que de que nossos alunos gostam e que lhes apeteça.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 15
Vamos para o Anterior: Exercício 13
Tente Este: Exercício 27
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia