PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (AMEOSC 2022)
Constate-se que as famílias, independente da classe social a qual pertencem, se organizam das mais diversas maneiras. Além da família nuclear que é constituída pelo pai, mãe e filhos, proliferam hoje as famílias monoparentais, nas quais apenas a mãe ou o pai está presente. Existem, ainda, as famílias que se reconstituíram por meio de novos casamentos e possuem filhos advindos dessas relações. Há, também, as famílias extensas, comuns na história brasileira, nas quais convivem na mesma casa várias gerações e/ou pessoas ligadas por parentescos diversos. É possível ainda encontrar várias famílias coabitando em uma mesma casa. Enfim, parece não haver limites para os arranjos familiares na atualidade.
Fonte: Brasil, 1998.
Quanto ao processo educacional nas escolas e as famílias, qual deve ser a relação entre ambos? Marque a alternativa CORRETA.
A) As instituições devem estabelecer um diálogo aberto com as famílias, considerando-as como parceiras e interlocutoras no processo educativo infantil.
B) O ideal é uma relação distanciada entre escola e família, haja vista que a família costuma dificultar o processo de socialização e aprendizagem das crianças na escola.
C) No processo de construção de uma relação entre ambos preconiza-se pela desvalorização e a negação das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que compõem a nossa sociedade.
D) Na relação estabelecida entre escola versus família deve priorizar o apoio às relações sociais discriminatórias e excludentes.
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