PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (Instituto Consulplan 2020)
Mantoan (2003), para ensinar toda a turma, parte-se do fato de que os alunos sempre sabem alguma coisa, de que todo educando pode aprender, mas no tempo e do jeito que lhe é próprio. Além do mais, é fundamental que o professor nutra uma elevada expectativa em relação à capacidade de progredir dos alunos e que nunca desista de buscar meios para ajudá-los a vencer os obstáculos escolares. A educação não-disciplinar (Gallo, 1999) reúne essas condições ao propor: I.O rompimento das fronteiras entre as disciplinas curriculares. II.A formação de redes de conhecimento e de significações, em contraposição a currículos conteudistas, a verdades prontas e acabadas, listadas em programas escolares seriados. III.A integração de saberes decorrente da transversalidade curricular e que se contrapõe ao consumo passivo de informações e de conhecimentos sem sentido. IV.Policompreensões da realidade. Estão corretas as afirmativas
A) I, II, III e IV.
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 96
Vamos para o Anterior: Exercício 94
Tente Este: Exercício 180
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia