Procura

PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 290

  • (FGV 2021)

A relação família-escola abrange os múltiplos aspectos envolvidos na interação entre essas duas instituições e o papel da família na escolarização tem sido objeto de estudo da Sociologia da Educação desde os anos 1960, com base nos trabalhos pioneiros de Pierre Bourdieu.

A respeito da relação família-escola, considerando a contribuição conceitual de Bourdieu, analise as afirmativas a seguir.

I. A escolarização envolve os diversos modos de interação entre família e escola, e o indicador mais revelador dessas diferenças é a reação das famílias ao tema do sucesso escolar: famílias de uma mesma classe social podem favorecer ou dificultar o sucesso e a longevidade escolar dos alunos.

II. A escolarização é uma estratégia familiar de reprodução da posição social: quanto maior o peso do capital cultural no conjunto do patrimônio de um grupo familiar, maiores tenderiam a ser os níveis de expectativa e de investimento na escolarização dos filhos.

III. Para as elites, mais ricas em capital social e cultural, o sistema escolar é apenas um meio de socialização, pois o acesso às carreiras mais prestigiosas do sistema político e às posições de controle já estão garantidas pelo capital econômico.

Está correto o que se afirma em




A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 291

Vamos para o Anterior: Exercício 289

Tente Este: Exercício 309

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=8.66ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.91ms))((ts_substr_c=3.49ms))((ts_substr_im=1.10ms))
((total= 14ms))