PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (Instituto Consulplan 2020)
O professor deverá apresentar atividades de avaliação nas quais seja possível atribuir os êxitos e os fracassos da aprendizagem a motivos modificáveis e controláveis, como fórmula para entender que é possível avançar quando se realiza trabalho e esforço suficientes para consegui-lo. Neste contexto, é necessário que os alunos:
A) Exercitem a autoavaliação devido à importância crucial de substituir outras atividades de avaliação que são práticas correntes nas escolas por ela.
B) Entendam que o controle e a avaliação das aprendizagens recaem exclusivamente nos professores, sobretudo em momentos e situações alheios aos processos individuais de aprendizagem.
C) Conheçam e se apropriem dos critérios de avaliação, mas não tenham conhecimento dos instrumentos que os professores utilizam para avaliá-los, de forma a preservar o processo avaliativo.
D) Conheçam desde o princípio o que se quer deles, que sentido tem este objetivo, de que meios de ajuda disporão, que pautas e instrumentos são utilizados para conhecer suas aprendizagens e que critérios avaliativos serão aplicados.
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