Procura

FilosofiaDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 498

  • (Colégio Pedro II 2022)

O que seria mais monstruoso do que afirmar que as coisas se tornariam melhores ao perderem todo o Bem? Por isso, se privadas de todo o Bem, deixariam totalmente de existir. Portanto, enquanto existem, são boas. Portanto, todas as coisas que existem são boas, e o Mal que eu procurava não é uma substância, pois se fosse substância seria um bem. Na verdade, ou seria uma substância incorruptível e então seria um grande bem, ou seria corruptível e, neste caso, a menos que fosse boa, não poderia se corromper. Percebi, portanto, e isto pareceu-me evidente, que criastes todas as coisas boas e não existe nenhuma substância que Vós não criastes.

Tu poderias me perguntar então: se a vontade afasta-se do Bem imutável em direção a um Bem mutável, de onde provém esse impulso de mudar? É claro que essa mudança é má, mesmo que o livre-arbítrio, sem o qual não se pode viver, deva ser incluído entre aquilo que é bom. (AGOSTINHO, 2011, p. 63)

AGOSTINHO. Confissões. In : MARCONDES, D. (Org.).

Textos básicos de filosofia . Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

Com base na leitura desse fragmento de texto, para Agostinho,




A) o mal resulta da concepção da vontade como bem imutável, o que não seria possível, dada a concepção de Deus como criador de todas as coisas perfeitas.

B) a impossibilidade de criar o mal atestaria a imperfeição de Deus, e Deus, sendo perfeito, é capaz de criar até mesmo o mal pela via do livre-arbítrio.

C) o livre-arbítrio é criado por Deus e, portanto, é bom; o mal, enquanto substância, inexiste, dada a impossibilidade de que Deus crie algo imperfeito.

D) Deus é criador de toda a perfeição; sendo o livre-arbítrio humano algo imperfeito, o mal é consequentemente uma criação humana.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 499

Vamos para o Anterior: Exercício 497

Tente Este: Exercício 293

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Filosofia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.32ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=1.33ms))((ts_substr_im=0.92ms))
((total= 7ms))