Procura

FilosofiaDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 42

  • (CESPE 2013)

Os PCNs para o Ensino Médio definem como competências e habilidades para o ensino de filosofia

1.º) Representação e comunicação:

• ler textos filosóficos de modo significativo;

• ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros;

• elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;

• debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.

2.º) Investigação e compreensão:

• articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.

3.º) Contextualização sociocultural:

• contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.


Considerando o eixo investigação e compreensão dos PCN e refletindo acerca do ensino de filosofia no ensino médio, é correto afirmar que


A) em função do caráter investigativo e reflexivo da filosofia, a investigação e compreensão constituem o eixo mais importante entre os definidos pelos PCN.

B) é fundamental, no desenvolvimento do eixo de competências de investigação e compreensão, a articulação da filosofia com as diferentes ciências e artes.

C) a competência do eixo de investigação e compreensão só se torna possível por meio de debates entre diversos professores de diversas disciplinas.

D) a competência de articulação de conhecimentos deve ser a última a ser desenvolvida, uma vez que necessita de todas as outras.

E) o eixo de investigação e compreensão está ligado ao caráter interdisciplinar da filosofia, de modo exclusivo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 43

Vamos para o Anterior: Exercício 41

Tente Este: Exercício 157

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Filosofia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.97ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.82ms))((ts_substr_c=1.13ms))((ts_substr_im=0.89ms))
((total= 6ms))