FilosofiaDiversos
- (CESPE 2013)
Os PCNs para o Ensino Médio definem como competências e habilidades para o ensino de filosofia
1.º) Representação e comunicação:
• ler textos filosóficos de modo significativo;
• ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros;
• elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
• debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
2.º) Investigação e compreensão:
• articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
3.º) Contextualização sociocultural:
• contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
Considerando o eixo investigação e compreensão dos PCN e refletindo acerca do ensino de filosofia no ensino médio, é correto afirmar que
A) em função do caráter investigativo e reflexivo da filosofia, a investigação e compreensão constituem o eixo mais importante entre os definidos pelos PCN.
B) é fundamental, no desenvolvimento do eixo de competências de investigação e compreensão, a articulação da filosofia com as diferentes ciências e artes.
C) a competência do eixo de investigação e compreensão só se torna possível por meio de debates entre diversos professores de diversas disciplinas.
D) a competência de articulação de conhecimentos deve ser a última a ser desenvolvida, uma vez que necessita de todas as outras.
E) o eixo de investigação e compreensão está ligado ao caráter interdisciplinar da filosofia, de modo exclusivo.
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