FilosofiaDiversos
- (IF-TO 2021)
“Estamos convencidos de que o diálogo com as massas populares é uma exigência radical de toda revolução autêntica. Ela é revolução por isso. Distingue-se do golpe militar por isso. Dos golpes, seria uma ingenuidade esperar que estabelecessem diálogo com as massas oprimidas. Deles, o que se pode esperar é o engodo para legitimar-se ou a força que reprime. A verdadeira revolução, cedo ou tarde, tem de inaugurar o diálogo corajoso com as massas. Sua legitimidade está no diálogo com elas, não no engodo, na mentira. Não pode temer as massas, a sua expressividade, a sua participação efetiva no poder. Não pode negá-las. Não pode deixar de prestar-lhes conta. De falar de seus acertos, de seus erros, de seus equívocos, de suas dificuldades. A nossa convicção é a de que, quanto mais cedo comece o diálogo, mais revolução será”.
(FREIRE, Pedagogia do Oprimido, 1987, p. 72).
A partir do excerto acima é precípuo afirmar que, para Paulo Freire, a tarefa da educação é
A) formar, desde o diálogo, consciências críticas, resistentes às fontes de opressão.
B) ser fonte e promotora de opressão.
C) causar revoluções, ainda que armadas.
D) reproduzir injustiças sociais.
E) ser porta-voz da ideologia dominante.
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