Procura

FilosofiaDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 394

  • (IFPI 2022)

A dialética deixa de ser apenas método, argumentação, para ser a própria expressão do movimento do real em Hegel. Neste sentido, sobre a dialética hegeliana, podemos considerar CORRETO:


A) A dialética hegeliana expressa o movimento, que implica a historicidade e multiplicidade do real, manifestas de modo absoluto apenas no pensamento.

B) Tese, antítese e síntese são momentos do real, que se alternam de modo acidental, tendo em vista a concretização da historicidade da realidade objetiva, que não corresponde à manifestação do Espírito Absoluto.

C) A realidade em Hegel é “Sujeito”, é “Espírito”, o que equivale à noção de substância de Aristóteles, um substrato no qual atributos e relações constituem a multiplicidade a partir de um movimento dialético.

D) Hegel refuta a noção de dialética como método dos antigos, uma vez que, enquanto instrumento filosófico de investigação, não teria o rigor que o conhecimento científico exige.

E) Em Hegel pensamento e realidade coincidem, de modo que o movimento dialético ser/não-ser/devir é o mesmo movimento do real e do pensamento.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 395

Vamos para o Anterior: Exercício 393

Tente Este: Exercício 244

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Filosofia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.02ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.68ms))((ts_substr_c=1.09ms))((ts_substr_im=0.93ms))
((total= 6ms))