Procura

FilosofiaDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 467

  • (FGV 2022)

O filósofo Martin Heidegger leu de maneira crítica a modernidade como era da técnica. Em contraste com a ideologia iluminista do progresso, via de outro modo o avanço da ciência e o sucesso de suas aplicações no domínio sobre a natureza. Por este caminho, o homem estaria se afastando de uma dimensão fundamental da própria existência. Assinale a opção que identifica corretamente a crítica formulada por Heidegger à técnica.


A) A expansão do domínio da máquina aliena o homem de sua essência e seu trabalho, ao torná-lo mera engrenagem econômica.

B) A degradação do meio ambiente afasta gradativamente o homem de sua dimensão vital, ao romper o seu elo com a natureza.

C) O domínio tecnocientífico do mundo, por ser artificial e desmedido, coloca em risco a existência da espécie humana.

D) A essência da técnica moderna veda acesso ao ser e disponibiliza indiscriminadamente os entes como recursos para uso.

E) A autoridade social e política do discurso científico, ao se tornar inquestionável, coloca em risco a deliberação democrática.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 468

Vamos para o Anterior: Exercício 466

Tente Este: Exercício 363

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Filosofia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.16ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=0.67ms))((ts_substr_im=0.87ms))
((total= 6ms))