Procura

PortuguêsInterpretação de textos


EXERCÍCIOS - Exercício 536

  • (MPE-GO 2022)

A importância dos debates

É promissor que os candidatos ao governo gaúcho venham dando ênfase nas conversas diretas a projetos de governo de interesse específico dos eleitores

O primeiro confronto direto entre os candidatos Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB), que disputam o governo do Estado em segundo turno, reafirmou a importância dessa alternativa democrática para ajudar os eleitores a fazer suas escolhas. Uma das vantagens do sistema de votação em dois turnos, instituído pela Constituição de 1988, é justamente a de propiciar um maior detalhamento dos programas de governo dos dois candidatos mais votados na primeira etapa.

Foi justamente o que ocorreu ontem entre os postulantes ao Palácio Piratini. Colocados frente a frente nos microfones da Rádio Gaúcha, ambos tiveram a oportunidade de enfrentar questões importantes ligadas ao cotidiano dos eleitores. A viabilidade de as principais demandas dos gaúchos serem contempladas vai depender acima de tudo da estratégia de cada um para enfrentar a crise das finanças públicas.

Diferentemente do que os eleitores estão habituados a assistir no horário eleitoral obrigatório e a acompanhar por postagens dos candidatos nas redes sociais, debates se prestam menos para propaganda pessoal, estratégias de marketing e para a disseminação de informações inconfiáveis e notícias falsas, neste ano usadas largamente em campanhas. Além disso, têm a vantagem de desafiar os candidatos com questionamentos de jornalistas e do público. As respostas, inclusive, podem ser conferidas por profissionais de imprensa, com divulgação posterior, o que facilita o discernimento por parte de eleitores sobre o que corresponde ou não à verdade.

O Rio Grande do Sul enfrenta uma crise fiscal no setor público que, se não contar com uma perspectiva de solução imediata, praticamente vai inviabilizar a implantação de qualquer plano de governo. Por isso, é promissor que, enquanto em outros Estados predominam denúncias e acusações, os candidatos ao governo gaúcho venham dando ênfase nas conversas diretas a projetos de governo de interesse específico dos eleitores.

Democracia se faz com diálogo e transparência. Sem discussões amplas, perdem os cidadãos, que ficam privados de informações essenciais para fazer suas escolhas com mais objetividade e menos passionalismo.

(A IMPORTÂNCIA dos debates. GaúchaZH, 17 de outubro de 2018. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br . Acesso em: 30 de agosto de 2022)


Assinale a alternativa que contém uma interpretação equivocadaacerca do texto acima:


A) De acordo com o jornalista autor do texto, as postagens dos candidatos nas redes sociais têm o mesmo conteúdo e o mesmo objetivo dos debates promovidos pela televisão.

B) O jornalista pontua que o sistema de votação em dois turnos é vantajoso, exatamente por permitir maior detalhamento dos programas de governo dos dois candidatos mais votados na primeira etapa.

C) O texto indica que é mais interessante para os eleitores quando os candidatos dão ênfase aos seus projetos e programas em vez de limitarem-se a ofensas mútuas.

D) No último parágrafo, o jornalista defende que a democracia nas eleições se perfaz por meio de diálogo amplo e transparência.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 537

Vamos para o Anterior: Exercício 535

Tente Este: Exercício 405

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=17.60ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.44ms))((ts_substr_c=2.46ms))((ts_substr_im=0.74ms))
((total= 22ms))