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EXERCÍCIOS - Exercício 141

  • (FCC 2018)

Percursos

Não há dúvida de que uma linha reta é o caminho mais curto entre dois pontos. Mas ninguém pode afirmar que seja também o melhor, o mais indicado, o mais proveitoso, por ser mais alegre, mais bonito ou mais surpreendente. Quem caminha pelas cidades sabe que há trajetos e trajetos: uns para a pressa, outros para animar o espírito. Numa época em que a velocidade se tornou uma espécie de paradigma geral, vale a pena experimentar alternativas para o nosso modo de atravessar os espaços e o tempo.

Imagino quantos motoristas presos num congestionamento não sonharão em abandonar o carro, ou quantos passageiros em deixar o ônibus, e sair à toa e a pé em busca de novos caminhos, desistindo de se submeter à ditadura do relógio e dos compromissos. Se ninguém faz isso, o desejo de libertação existe para todos. As grandes cidades, em vez de oferecerem espaços de circulação ou acolhimento, impõem-nos caminhos intransitáveis, paralisantes. Nosso estilo de vida levou-nos aos impasses urbanos que impositivamente configuram nossa rotina.

Dizia o poeta espanhol António Machado que o caminho se faz caminhando, que os caminhantes é que traçam e qualificam seu destino. Essa convicção deveria inspirar não apenas os responsáveis diretos pelo uso mais desfrutável do espaço urbano, mas todos aqueles que sentem seu compromisso com os rumos e o andamento da civilização .

(Hermínio Toledo, inédito )


A expressão uns para a pressa, outros para animar o espíritorefere-se aos trajetos que


A) constituem, complementando-se e ligando-se entre si, as vias de maior movimento nas grandes cidades.

B) ilustram, respectivamente, o traçado mais urgente de uma linha reta e aquele que se cumpre de modo mais proveitoso .

C) dizem respeito, na ordem dada, aos cidadãos mais responsáveis e àqueles que se distraem de suas obrigações.

D) especificam os dois tipos de planejamento viário que usualmente são aplicados nos grandes centros urbanos.

E) esclarecem, em ambos os casos, o que no texto se conceitua como ditadura do relógio e impasses urbanos .


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